sábado, 10 de janeiro de 2026

Os fluxos de Bruno Lara!

 



Clique abaixo para ouvir:
 https://youtu.be/t04Cl5JFdw0

Música Brasileira, Jazz/Rock e Tendinite Marcam o Lançamento de "Fluxos", o 37º Álbum de Bruno Lara

Em seus 40 anos de vida e 27 de jornada musical, o aclamado guitarrista, compositor e virtuoso na guitarra, Bruno Lara, lança "Fluxos", seu 37º álbum, no qual manifesta maturidade artística, reconhecimento e novos caminhos.

O músico, conhecido por sua versatilidade, é vencedor de importantes prêmios, incluindo Melhor Guitarrista no Rio Rock Experience (2014) e Melhor Compositor Erudito pelas Rádios MEC e Nacional (2016). Seu retorno acontece em uma fase de síntese e superação, logo após ter sido vencedor (em março de 2025) do prêmio de Melhor Instrumentista pela Aliança de Radiodifusão de Música Independente.

Sobre o novo álbum e a tendinite

"Fluxos" é uma síntese de perseverança para mãos e ouvidos atentos, onde a história de Lara com a música é fusionada e transformada em vida nova. A sonoridade é uma celebração da diversidade: o álbum explora Baião, Bossa Nova, Carimbó, Afoxé, Samba, Rock, Blues, Jazz, e elementos da música indiana e erudita, tudo em nome da união e da diversidade musical.

Durante as gravações, uma severa tendinite exigiu uma reinvenção. Lara desenvolveu um novo método batizado como "Guitarra Holística", que aprimora e unifica a execução de diversos gêneros, permitindo que o artista continue a compor e tocar de uma nova forma. O músico superou uma severa tendinite, medo e traumas ao criar a 'Guitarra Holística'. Este novo método é baseado na filosofia budista e no aclamado Conceito Lídio Cromático de George Russell.

"O incômodo físico trouxe uma verdade e um 'afeto' singular ao gravar as guitarras deste álbum. Superar esse obstáculo é uma grande realização e um incentivo para novas possibilidades na arte de tocar e compor."

As músicas de "Fluxos" refletem um caminhar pela floresta interior de Bruno Lara, sem nenhum resquício de IA, com músicos/pessoas contracenando o som, onde diversos cenários e sentimentos se unem numa grande "pororoca" emotiva.

O novo trabalho tem por influência grandes nomes e álbuns do gênero, como: Jeff Beck (Blow by Blow), John McLaughlin (Electric Guitarist), Miles Davis (Kind of Blue), João Donato (Quem É Quem), Clube da Esquina (Clube da Esquina nº 1), Frank Zappa (Waka/Jawaka), Debussy (Clair de Lune), Hermeto Pascoal (Festa dos Deuses), Pepeu Gomes (Geração do Som) e Pat Metheny (Offramp).

“Obs”: Além de ter recebido o elogio afetivo do mestre  Toninho horta, no qual mostrei uma das faixas via "redes sociais" ;é um presente de um novo ano!

Que venham os fluxos de 2026!


Ficha Técnica

Bruno Lara - Fluxos

Faixas:

  1. O lago

  2. Bom dia!

  3. Pão de açúcar

  4. Valeu!

  5. Vento norte

  6. Aquário

  7. Jazz para as 3(Urca)

  8. Melhor!

  9. Esperança

Músicos:

  • Guitarra, Composições, Arregimentações e Arranjos: Bruno Lara

  • Baixo: Alexandre Cavallo

  • Teclado/Piano: Jonathas Cherem

  • Bateria/Mixagem: Rodrigo Dias

  • Masterização: Alécio Costa

Convidado Especial: Carlos Café, na faixa "O lago" (Solo 2).

O álbum "Fluxos" já se encontra disponível em diversas plataformas digitais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário